Fábula é uma narrativa alegórica em prosa ou verso, cujos personagens são geralmente animais, que conclui com uma lição moral. Sua peculiaridade reside fundamentalmente na apresentação direta das virtudes e defeitos do caráter humano, ilustrados pelo comportamento antropomórfico dos animais. O espírito é realista e irônico e a temática é variada: a vitória da bondade sobre a astúcia e da inteligência sobre a força, a derrota dos presunçosos, sabichões e orgulhosos etc. A fábula comporta duas partes: a narrativa e a moralidade. A primeira trabalha as imagens, que constituem a forma sensível, o corpo dinâmico e figurativo da ação. A outra opera com conceitos ou noções gerais, que pretendem ser a verdade "falando" aos homens.
Mostrando postagens com marcador Fábulas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Fábulas. Mostrar todas as postagens
domingo, 20 de março de 2011
Mais um pouquinho de fábulas...
Marcadores:
Fábulas
sábado, 19 de março de 2011
Pensando e respondendo
Queridos alunos,
Sejam bem vindos ao nosso blog...
Para começar, vamos clicar no link abaixo, ler e responder as questões referentes ao texto "O burro em pele de leão".
Bjs
https://spreadsheets0.google.com/viewform?formkey=dGJhTkp3LWlzeHFXMUc0dnBCeHBZVmc6MQ
O texto "O burro em pele de leão" é uma fábula. Vocês sabem o que é uma fábula?
"As fábulas são narrativas curtas, na qual os personagens são animais e nelas sempre no final mostra uma lição de moral."
Agora que já sabem o que são fábulas, que tal escrever um comentário citando alguma fábula que você conheça.
Marcadores:
Fábulas
Assinar:
Postagens (Atom)

